sábado, 21 de setembro de 2013

A ponte secreta

Os irmãos Catarina e Damião haviam encontrado uma estranha e pequena porta na parede do porão, mas sua mãe interrompeu a brincadeira chamando-os para se deitar... Tiveram de conter a curiosidade para o dia seguinte. Quase não conseguiram dormir. Passava mil coisas pela cabeça de cada um, mas enfim pegaram no sono. No outro dia, chegando em casa depois da aula, foram direto ao porão, correram logo para portinha cheios de esperança, mas infelizmente ela estava trancada.
Sendo a casa nova foram até a mãe, que disse que não sabia e que eles não deviam mais aborrecê-la, pois ela tinha muito trabalho.
Catarina então disse, sendo ela a mais espoleta:
_Mamãe não sabe onde está essa chave, então eu te desafio a achá-la, se o fizer lhe dou o meu porquinho, tem muitas moedas lá!
_ Arriscaria seu porquinho desta forma? _ Disse Damião.
_ Bem, estou muito curiosa pra saber o que tem lá.
Passaram bastante tempo à procura, um dia inteiro, mas não havia problema, porque não haveria aula no dia seguinte, era fim de semana, e pela manhã bem cedo já estavam à porta. Ao abrir se deram com um enorme corredor escuro, sujo, e bem de leve escutavam o som de um piano, foram logo atrás do som:
_ Que engraçado esse som em um lugar como esse.
_ Bom, de qualquer forma é um bom lugar para se esconder dos castigos e das tarefas também.
Catarina e Damião, apesar de serem apenas crianças, davam muito trabalho aos pais, não respeitavam e só faziam bagunça, e bem lá no fundo de cada um deles achavam que tinha a pior vida de todas, porque os pais nunca tinham muito tempo para eles, por isso faziam tudo de errado.
Quando enfim chegaram ao lugar de onde vinha o som, havia uma pequena janelinha onde podiam ver o interior de uma outra casa, e assim se repetia logo mais a frente, logo mais a frente e logo mais a frente de novo. Catarina observando, disse:
_ Que legal, esse corredor dá em todas as casas da rua, podemos ver tudo o que os outros fazem.
_ E também como a vida deles é bem mais legal!
Dia após dia os irmãos ficavam a uma janelinha observando a vida dos outros, dos seus amigos de escola, de uma velhinha viúva que vivia sozinha, de um casal que não tinha filhos e por isso tinham inúmeros gatos, e muitos outros.
As coisas em casa estavam sempre mais distantes, os pais sempre trabalhando, então sempre que podiam escapar iam para o corredor que já o chamavam, de “ponte secreta”, e lá ficavam observando a vida dos outros.
Mas com o tempo começaram a ver que a vida da senhora viúva era muito solitária e triste.
A vida do casal também era muito difícil, sempre estavam tristes porque não podiam ter filhos.
E o que os deixaram ainda mais espantados, a vida de seus amigos, que acreditavam ser melhor do que a deles, era muito pior, alguns viviam mais com a babá, outros os pais eram muito severos. De todas as casa que haviam na rua, uma prendeu a sua atenção completamente, era de um colega de escola do qual não gostavam muito, ele não tinha os pais, morava com o tio que lhe dava muito amor e atenção. A partir dali viram então que seus pais eram muito importantes, foram correndo para eles e contaram tudo, tudo o que sentiam. Os pais apesar de lhes dizer que era feio bisbilhotar, passaram a dar muito mais atenção aos filhos, e estes começaram a visitar a senhora viúva e o casal sem filhos. Passaram a ser melhores em tudo que podiam.

02 – 201

15 comentários:

  1. Eu achei um conto legal, dá uma lição de vida que enquanto algumas crianças reclamam de suas vidas elas não sabem o que está se passando na vida de outras famílias. Nº: 15 - Turma: 203

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o texto muito interessante para melhora-lo so da mais um pouco de emoçao na historia concerteza vai ficar melhor 07 turma:203

    ResponderExcluir
  3. Uma história interessante e bem elaborada! gostei...parabéns! ( numero:02-turma:203)

    ResponderExcluir
  4. Seu Conto Teve Pontos Altos E Baixos So Que No Geral Vc Se Saiu Bem Como Na Parte Você Consegui Desenrolar De Uma Boa Forma O Inicio Que Você Escolho Esta De Parabens. Michael Johnson 203

    ResponderExcluir
  5. Interessante, a pessoa que o completou, deu uma viajada legal!... Bom conto.

    Mauro Junio 2003

    ResponderExcluir
  6. perfeita historia,o começo foi um pouco confuso,mas depois deu pra compreender bem,gostei muito
    20-202

    ResponderExcluir
  7. Uma historia que ensina muitas pessoas e isentiva pessoas a serem melhores, curti muito

    Denys 08 -204

    ResponderExcluir
  8. Todos casais podiam ser assim como esses ajudar ao proximo

    thiago 31 -204

    ResponderExcluir
  9. ótima historia,bem interessante
    4-203

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do texto, meninos curiosos estes, e teve um bom final já que os pais deram mais atenção e a ponte teve uma utilidade. Marcone - 202

    ResponderExcluir
  11. Achei o conto muito legal e criativo e no final ainda nos uma lição de vida para pararmos de reclamar das nossas vidas e prestamos mais atenção a nossa volta pois quando a gente acha que ta ruim pos outros pode ta pior
    n° 14 turma 201

    ResponderExcluir
  12. É um bom texto, porem ele da o entender que pode haver mais de dois irmãos. Pode se observar que em quase todos os diálogos dos personagens não é informado quem estar pronunciando a frase. Para concluir é possível ver que a conclusão do texto parece dar continuidade para um novo parágrafo ou frase e não ao fim de uma historia.

    13 – 201

    ResponderExcluir
  13. História muito bonita, instigante e não é grande, e nos mostra a importância da família, principalmente dos pais para todos nós.
    N°: 12; Turma: 201

    ResponderExcluir
  14. Adorei a história, pois nos ensina á dar valor aos nossos familiares e também
    as coisas que possuímos!!!
    3 - 201

    ResponderExcluir
  15. É um texto coerente mas deveria ter melhorado mais deveria ter um final que foi o que pelo menos que eu acho que faltou fora isso foi muito bom.
    turma:202 n:22

    ResponderExcluir