sábado, 21 de setembro de 2013

A importância da alegria

O irmão Catarina e Damião havia encontrado uma estranha e pequena porta na parede do porão, mas sua mãe interrompeu a brincadeira chamando-os para se deitar... tiveram de conter a curiosidade para o dia seguinte. Quase não conseguiram dormir. Passava mil coisas pela cabeça de cada um, mas enfim pegaram no sono. No outro dia chegando em casa depois da aula, foram direto ao porão e olharam bem atentos ao seu redor para ver se algum intruso importuno observava a segunda tentativa de matar a curiosidade da estranha porta no porão, não vendo nada que os impedia, prosseguiram.
Com muita força os dois juntos conseguiram abrir a porta. Espantaram-se em ver que dentro daquela porta havia apenas um espelho... Damião ficou triste, pois esperava um lugar novo para explorar.
Quando estavam decididos em ir embora, Catarina deu mais uma olhada no espelho, e viu que na parte inferior do mesmo estavam escritas as seguintes palavras: “Entre neste portal, e terá grandes aventuras... mas lembre-se, você tem apenas 24 horas para sair... se não, ficará aprisionado para toda a eternidade”. Acabando de ler essas palavras em voz alta, Catarina tocou o espelho, e viu sua mão afundar. Convidou seu irmão medroso para entrarem, e de mãos dadas os dois mergulharam naquele impetuoso e misterioso espelho.
Em menos de dois segundos foram teletransportados para um lugar totalmente sem vida, sem cor e sem alegria, chamado Wambewne. Os moradores desta cidade andavam sempre cabisbaixos e sem esperança.
As crianças foram recebidas pelo rei, que estava muito alegre em vê-las. Morrendo de curiosidade, Catarina perguntou:
_ Porque somente o senhor cultiva a alegria neste lugar no meio do nada?
_ Estou alegre pois sei que agora teremos esperança de novo em nossa cidade – respondeu o rei espantado com a audácia da pequena e admirável menina.
_ Não entendi nada – disse Damião.
_ Bom, vou contar o motivo desta alegria:
_ Há muito tempo atrás, a vida, a cor e a alegria reinavam em nosso meio, era tudo maravilhoso... Mas o meu perverso irmão, que sempre invejou o meu império, jogou uma terrível maldição, e depois disso as flores murcharam, a alegria foi embora e somente o cenário acinzentado nos restou. Tentei várias formas de reverter a maldição, contratei sábios e feiticeiros, mas nada adiantou. Diz a profecia, que este feitiço só poderia ser desfeito quando duas crianças, vindas de um mundo distante, fossem até o topo mais alto da cidade e dissessem a palavra “alegria”. Esperamos muito tempo para que vocês chegassem. Está em vossas mãos a alegria desta cidade.
As crianças se empolgaram com a ideia, mas disseram que tinham pouco tempo para executarem a tarefa. O rei mandou que seus soldados tristes acompanhassem Catarina e Damião, até o topo mais alto da cidade. Chegando lá, os dois não estavam tão alegres como antes, pois tinham sido contagiados pela tristeza que pairava sem pudor. Juntaram suas mãos e com uma voz trêmula e baixa, disseram: “alegria”, tentaram pela segunda vez, terceira, quarta... e nada aconteceu. Olharam para o relógio e viram que lhes restavam apenas trinta minutos para que o portal se fechasse.
A menina, nervosa com a situação, teve uma ideia.
_ Damião, – disse ela – nós só podemos falar aquilo que o nosso coração está sentindo, portanto feche os seus olhos e comece a pensar nos momentos mais felizes de sua vida. De repente, após alguns minutos, os dois começaram a dar altas gargalhadas, os soldados foram contagiados e foi passando a alegria de um para o outro até se espalhar em toda a cidade. As cores voltaram a reinar, surgiram lindas flores e a felicidade estava estampada nos rostos de todos os moradores da cidade de Wambewne.
As espertas crianças foram recebidas com muitos elogios, mas não puderam ficar muito tempo. Ganharam algumas recompensas do rei e foram embora para seu misterioso porão. Estavam muito contentes, pois trouxeram a felicidade de volta para um povo que estava perdido e aprenderam nessa inesquecível aventura a importância da alegria.

03 – 201

5 comentários:

  1. Nossa.... Gostei muito da Historia .
    Pois ela acaba deixando uma moral que não adianta, fazer nada, se você realmente não tiver sendo sincero!
    Bianca Turma:203

    ResponderExcluir
  2. O conto quer nos despertar que a alegria vem de dentro do nosso coração, mas apenas os que são puros conseguem ter essa alegria , e o privilegio de contagiar outras pessoas!
    Fernanda Marques-202

    ResponderExcluir
  3. Gostei, mais podia ter dado mais detalhes sobre o lugar desconhecido, foram 24 horas muito rápidas e explicar o porque do rei n ser triste como os outros.
    Marcone Ribeiro - 202

    ResponderExcluir
  4. Muito boa História...
    Gostei da parte em que eles foram para a montanha e conseguiram concluir o objetivo da ''missão''
    Tá de parabéns.

    Kathelem 204

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, ficou muito bom, é uma história que traz uma bela mensagem, da importância da alegria e de como ela contagia tudo ao nosso redor.

    nº 02 - 201

    ResponderExcluir